Como testar o sistema elétrico do veiculo? O excesso de acessórios elétricos não originais no veículo prejudica o seu equilíbrio no sistema elétrico.
Neste caso o alternador fica com capacidade insuficiente para repor a carga perdida, podendo descarregar a bateria.
Para testar o equilíbrio elétrico do veículo:
Verifique a polaridade do alicate amperímetro para evitar erros de interpretação na análise; Com o alicate amperímetro do equipamento de análise do sistema elétrico “abrace” todos os cabos que saem do pólo positivo da bateria e dê a partida no veículo.

Se não for possível “abraçar” todos cabos que saem do pólo positivo da bateria, conecte o alicate amperímetro nos cabos que saem do pólo negativo;
Com o veículo na marcha lenta (valor especificado p/ cada veículo) e todos os consumidores elétricos desligados observe se a corrente que flui para a bateria é igual a zero (0) ou positiva (+); Depois, repita o teste com o veículo na marcha lenta e todos os consumidores elétricos ligados, menos pisca-pisca e o alerta, e observe se a corrente que flui para a bateria é igual a zero (0) ou positiva (+);
Caso a leitura seja negativa, significa que o alternador não está conseguindo suprir todos os consumidores elétricos nesta condição. Isto pode ocorrer porque a marcha lenta está muito baixa ou porque existem muitos consumidores elétricos instalados; Regule a marcha lenta do motor, conforme a especificação do fabricante. Caso o problema não desapareça, retire o excesso de consumidores elétricos ou troque o alternador por um de maior capacidade.

Como testar o MOTOR DE PARTIDA? 
O motor de partida é o componente elétrico responsável por girar o volante do motor do veículo numa rotação mínima pré-estabelecida que garanta a explosão do motor principal.
Para testar o motor de partida:
Instale o equipamento de análise de sistema elétrico no veículo, que possua um alicate amperímetro, e faça o ajuste de zero na escala de corrente verificando a corrente de partida. Caso esteja fora de especificação procure por buchas ou rolamentos gastos, mau contato na fiação ou na malha terra. Verifique também se a potência do motor de partida está de acordo com a especificada para o veículo. Verifique se as escovas ou rolamentos não estão desgastados. Corrija o problema antes de prosseguir os testes.
Como testar o REGULADOR DE TENSÃO?
O regulador de tensão é um circuito eletrônico acoplado na carcaça do alternador responsável por garantir que a tensão do sistema elétrico do veículo fique dentro dos valores pré - estabelecidos.
Teste o regulador de tensão:
Com o motor ligado na marcha lenta, aguarde até que a corrente de recarga na bateria esteja abaixo de 5A;
A tensão deve ser medida primeiramente com os consumidores elétricos desligados e com o motor em marcha lenta, e posteriormente com os consumidores elétricos ligados e com o motor aproximadamente a 1500 rpm conforme tabela abaixo;
A tensão deve ficar entre 13,5V e 14,5V (para veículos 12 Volts);
Caso o valor obtido esteja fora desta faixa, verifique:
Ajuste de marcha lenta,
Correias frouxas,
Regulador de tensão com problema.
Corrente de recarga = Ampères
Marcha Lenta.
Qual deve ser a temperatura da bateria durante o processo de recarga? A temperatura da bateria durante o processo de recarga não deverá ultrapassar 50º C