| 1 – Temperatura normal de funcionamento 2 - Sistema de ignição em boa condição 3 – Filtro de ar instalado em boa condição 4 – Transmissão em neutro 5 – Todo equipamento auxiliar incluindo ar-condicionado, deligado; 6 – Ventoinha do radiador inativa |
CÓDIGO FALHA
| 11 | Sensor de rotação (88 a 90), sensor de fase (91 a 96) |
| 12 | Medidor de fluxo de ar ou circuito aberto |
| 13 | Sensor de temperatura da água |
| 14 | Sensor de velocidade/ falta sinal |
| 15 | Sistema de combustível |
| 21 | Bobina primária não corresponde à UC durante partida ou motor funcionamento |
| 22 | Válvula de ar da marcha-lenta/ circuito aberto |
| 23 | Interruptor da borboleta |
| 24 | Interruptor da transmissão automática |
| 25 | Sensor de Fase |
| 26 | Turbo |
| 28 | Ventoinha do radiador |
| 29 | Sistema de combustível |
| 31 | Unidade Central |
| 33 | Sonda lambda ou válvula EGR |
| 34 | Sensor de detonação |
| 36 | Transdutor EGR |
| 37 | Sonda lambda |
| 41 | Sensor de temperatura do ar |
| 42 | Potenciômetro da borboleta |
| 43 | Sistema de combustível ou Potenciômetro da borboleta |
| 44 | Unidade Central |
| 45 | Válvulas injetoras |
| 51 | Válvulas injetoras |
| 53 | Sonda lambda |
| 54 | Controle de Transmissão automática ou UC |
| 55 | Sistema de ignição normal ou nenhuma falha detectada |
| 63 | Atraso na faisca- cilindro 6 |
| 64 | Atraso na faisca- cilindro 5 |
| 65 | Atraso na faisca- cilindro 4 |
| 66 | Atraso na faisca- cilindro 3 |
| 67 | Atraso na faisca- cilindro 2 |
| 68 | Atraso na faisca- cilindro 1 |
| 71 | Atraso na faisca |
| 72 | Catalisador |
| 74 | Sensor de pressão |
| 75 | Sensor de pressão |
| 76 | Sistema de combustível |
| 77 | Sensor de oxigênio traseiro |
| 81 | Válvula de vácuo |
| 82 | Sensor de rotação |
| 84 | Sistema de combustível |
| 85 | Solenóide VTC |
| 87 | Válvula do canister |
| 91 | Sonda lambda dianteira |
| 95 | Sensor de velocidade |
| 98 | Sensor de Temperatura da água |
| 101 | Sensor de fase |
| 103 | Sensor de ParK/ Neutro |
| 105 | Válvula EGR ou Canister |
| 108 | Controle do volume de pressão |
| FALHA ORDEM DE TESTES | |
| Motor de partida vira mas não pega | 1 – Unidade Central/Conector 2 – Bateria conexões Elétricas 3 – Sensor de Rotação 4 – Sistema de Combustível 5 – Válvulas Injetoras 6 – Compressão/Vácuo 7 - Sensor de Fase 8 - Condição de Combustível/Filtro 10 – Sistema de Ignição |
| Dificuldade para dar partida | 1 – Unidade Central/Conector 2 - Condição de Combustível/Filtro 3 – Válvula da Marcha lenta 4 - Sensor de Temperatura da água 5 - Sensor Map 6 - Sensor de Temperatura do ar 7 – Sensor de Rotação e Sensor de Fase 8 – Compressão/ Vácuo 9 – Sistema de combustível |
| Motor pega mas morre em seguida | 1 – Condição de Combustível/Filtro 2 – Válvula de Controle de Marcha Lenta. 3 – Válvulas Injetoras 4 – Sistema de Combustível 5 – Sensor de Temperatura da água 6 – Sistema de ignição 7 – Sensor Map 8 - Sensor de Temperatura do ar |
| Motor com Dificuldade para arrancar com o motor frio | 1 – Entrada falsa de ar/Vácuo 2 - Válvula da marcha lenta 3 - Sensor de Temperatura da água 4 - Sensor de Temperatura do ar |
| Motor sem Forca Amarrado | 1 – Válvula da marcha lenta 2 – Sensor de Temperatura do ar 3 – Condição de Combustível/Filtro 4 – S Sistema de combustível 5 – Sistema de ignição 6 – Sensor de Rotação 7 – Sensor MAP 8 – Válvulas Injetoras 9 – Compreção/Vácuo |
| Motor falha rateia hesita | 1 – Válvula da marcha lenta 2 – Válvula do controle de ar da marcha lenta 3 – Sistema de Combustível 4 – Condição de Combustível/Filtro 5 – Sensor de velocidade 6 – Sensor de Rotação 7 – Válvulas injetoras 8 – Sensor Map 9 – Compressão/vácuo |
| Marcha lenta muito alta | 1 – Válvulas da marcha lenta 2 – Sensor de Posição da borboleta |
| Marcha lenta muito baixa | 1 – Válvula de marcha lenta 2 – Entrada Falsa de ar/ Vácuo |
| Motor morre quando para | 1 – Válvula de marcha lenta 2 – Válvula do controle de ar da marcha lenta 3 – Condição de Combustível/Filtro 4 – Sensor de velocidade 5 – Sistema de Combustível 6 – Sensor de Rotação 7 – Sensor Map 8 – Compressão/vácuo 9 – Válvulas injetoras |
| Solta a faisca antes do tempo | 1 - Sensor MAP 2 - Sensor de Temperatura da água 3 - Sensor de posição da borboleta 4 - Condição de Combustível/filtro 5 - Válvulas injetoras 6 - Unidade central |
| Solta a faisca atrasado | 1 – Conector da unidade central/Conector 2 - Entrada falsa de ar/vácuo 3 - Válvula da marcha – lenta 4 – Sensor de Temperatura da água 5 – Nível de CO/ Sonda lambda 6 – Sensor Map 7 – Válvulas injetoras |
| Motor perde potência Em baixa velocidade | 1 - Sensor de Temperatura da água 2 - Condição de Combustível/filtro 3 – Sistema de injeção e relé 4 - Sistema de combustível 5 – Sonda lambda 6 – Válvulas injetoras 7 – Unidade central |
| Motor perde potência em alta velocidade |
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| Cheirando a gasolina |
|
| Motor com super aquecimento |
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| Nível de CO muito baixo |
|
| Nível de CO muita alta |
|
| Motor batendo pino |
|
| Consumo de combustível muito elevado |
|
Como testar os Sensores?
| TESTANDO |
| 1 - Com MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro checar a resistência nos terminais 1 e 2 do Sensor e que deve estar de acordo com os dados abaixo. |
DADOS
| Temperatura °C | 20 °C | 50 °C | 80 °C |
| Resistência W | 2,1 a 2,7 KW | 680? a 1,0 KW | 300 a 330 W |
| TESTANDO |
| 1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a Resistência nos pinos 2 e 3 do sensor com borboleta fechada que deverá ser de 1,0KW . |
| 2 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltimetro medir a Voltagem no pino 2 e 3 do Sensor com a borboleta aberta que deverá ser de 9,0 V. |
| 3 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltimetro medir a Voltagem no pino 2 do Sensor com a borboleta totalmente aberta que deverá ser de 0,4 a 4V. |
| 4 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltimetro medir a Voltagem no pino 1 do Sensor com a borboleta totalmente aberta que deverá ser de 5 V. |
| TESTANDO |
| 2 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro medir a Voltagem no pino 3 da Sonda que deverá ser de 12V. |
| 2 – Com o motor ligado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro medir a Voltagem no pino 4 e 2 da Sonda que deverá ser de 0,1 a 1,0V em marcha lenta. |
| TESTANDO |
| 1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro medir a Voltagem no pino 1 do Sensor que deverá ser de 12V. |
| 2 – Com Chave de ignição ligada MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro medir a Voltagem no pino 3 do sensor que deverá 1,0V. |
| 3 – Com Motor ligado MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro medir a Voltagem no pino 3 do sensor que deverá 1,5 a 2,0V. |
| TESTANDO |
| 1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro medir a Resistência no pino 1 e 2 do Sensor que de ser 77 a 93W a 100%. |
| TESTANDO |
| 1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro medir a Resistência no pino 1 e 2 do Sensor que de ser 2,1 a 2,3KW . |
| TESTANDO |
| 1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro medir a Resistência no pino 1 e 2 do Sensor que de ser 70 a 80W . |
| TESTANDO |
| 1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro medir a Resistência no pino 1 e 2 do Sensor que de ser 8 a 12W . |
| 1- A marcha é controlada eletronicamente.
|
Tabela
| Regulagem da marcha lenta | 750 + ou – 50 RPM |
| Marcha lenta de base | 700RPM |
| TESTANDO |
| 1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro ligado fio ligado ao pino 35 da UC que deverá ser 0V, Park ou Neutro. |
| 2 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro ligado fio ligado ao pino 35 da UC que deverá ser 6 a 7V, em outras posições. |
| TESTANDO |
| 1 – Com Injeção ligada, com MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro medir a Voltagem no pino 1 da Válvula de Canister que deverá ser de 12V. |
| 2 – Com injeção ligada com MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro medir a Voltagem no pino 2 da Válvula de Canister que deverá ser de 12V. |
12– Como testar as Válvulas Injetoras?
| TESTANDO |
| 3 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a Resistência nos pinos 1 e 2 da Válvula Injetora, que deverá ser de 10 a 14W. |
| TESTANDO |
| 1 – Com um MANOMETRO instalado e Vácuo Desconectado a pressão deverá ser de 3,0bar. |
| 2 – Com um MANOMETRO instalado e Vácuo conectado a pressão deverá ser de 2,4 bar. |
| TESTANDO |
| 1 – Ignição desligada e com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do PRIMÀRIO deve ser de 0,8 a 1,2 W e SECUNDÀRIO deve ser 9,5 a 10,5 K? |
| TESTANDO |
| 1 – Com uma PONTA DE PROVA no pino 2 e 3 do relê positivo (+) 12V da bateria. |
| 2 – Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 do relê positivo (+) 12V da chave de ignição ligado. |
| 3 – Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do relê negativo (-) chave de ignição ligada . |
| TESTANDO |
| 1 – Com uma PONTA DE PROVA no pino 2 e 3 do relê positivo (+) 12V da bateria. |
| 2 – Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 do relê positivo (+) 12V durante partida ou motor funcionando. |
| 3 – Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do relê negativo (-) durante partida ou motor funcionamento . |
| TESTANDO |
| 1 – Com uma PONTA DE PROVA no pino 6,13,39,48,107,108,115 e 116. |
| 2 – Com uma MULTITESTE DIGITAL no modo Voltimetro pino 46 do relê positivo (+) 12V da bateria. |
| 3 – Com uma MULTITESTE DIGITAL no modo Voltimetro nos pinos 34,36,38,47 e 109 do relê negativo (-) durante partida ou motor funcionamento . |
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