SEJAM BEM VINDOS QUE DEUS OS ABENÇOE

domingo, 12 de junho de 2011

Shorting-plug no sistema de injeção eletrônica





Creio que não há muito o que falar sobre o shorting plug, mesmo porque, ele é apenas um conector, normalmente utilizado na linha Volkwagen com distribuidor, nos sistemas FIC EEC-IV, Magneti Marelli IAW 1AVB ou Bosch Motronic MP9.0.

Como a unidade de comando gerencia o avanço da ignição por meio de mapeamento, há necessidade de se fixar um valor inicial para que a unidade passe a controlar o avanço corretamente. Nos sistemas antigos, bastaria você soltar o distribuidor e ajustar o avanço com uma lâmpada de ponto (estroboscópica). Nesses sistemas citados, se você fizer apenas esse processo não irá conseguir ajustar o ponto, uma vez que o mesmo irá variar continuamente, indicando que a unidade de comando está fazendo a sua função.
Para você poder "travar" esse ponto, é necessário que você evite que a unidade controle o avanço. Para isso, basta desconectar o shorting-plug do seu aterramento. Vamos a um exemplo.
No sistema Magneti Marelli IAW 1AVB o pino 30 da unidade de comando deve ser aterrado para que a unidade de comando passe a controlar o avanço da ignição. Se tirarmos esse aterramento, a unidade deixará de controlar permitindo o ajuste inicial. Para facilitar, foi colocado um plug nesse linha, onde, desconectando-o, você estará eliminando o terra do pino 30.
Já aproveitando a sua pergunta, na linha GM com distribuidor, também tem que ser feito um processo semelhante, só que sem o shorting plug (inexistente). Para inibir a unidade, basta funcionar o motor com um jumper nos terminais A e B do conector de diagnóstico (ALDL).

12 comentários:

  1. eu sou Djalma figueiredo MECANICO DE INJEÇAO.
    parabens pela explicaçao, e exatamente assim que funciona os carros da wv. com distribuidor na falta do conector podemos aterrar um fio no terminal que vem do 30 da uce ou mesmo com um pedaço de arame de cobrre em forma de U podemos jampear no local do conector que dar o mesmo resultado ja que isto e apenas um aterramento.

    ResponderExcluir
  2. Djalma obrigado por suas palavras, pesso perdão pela demora nas atualizações, vou tentar postar novos artigos em intervalos menores...

    ResponderExcluir
  3. tenho um escort gl 1.6 1995 quando coloco o shorting plug o motor para de funcionar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. naonsou mecanico mas sei que se voce tiver retirado o shorting plug com o motor funcionando o mesmo deixa de ser reconhecido pela ecu...tem que ser retirado com o motor parado apos 10 segundos...no meu casonpor exemplo sem ele a bomba manda de maneira infinita gasolina pra tbi

      Excluir
  4. ola me chamo gilberto tenho um gol mi 1.0 a alcool 1997 8v percebi que ao tirar o short plug, ele fica variando a aceleração aumenta e diminui, testei modulo, troquei distribuidor eu sei que não e normel essa variaçao pois o ponto não fica 100% correto,como posso solucionar este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu já e totalmente a contrario quando eu tiro o ele normalisa a lenta..

      Excluir
  5. Troka o Shorting Plug por um outro fusivel da algum b.o?

    ResponderExcluir
  6. Aonde que conecta o cabo do shortig plug do meu carro tá desconectado

    ResponderExcluir
  7. Meu carro a tirar short Plug nao da diferença do funcionamento!
    O msmo esta fraco e oscilando funcionamento acho que sistema de avanço nao está entrando quando necessário!
    Como posso testa short Plug?
    Posso fazer jamp no local do short Plug pra testar?

    ResponderExcluir
  8. Short Plug ao ser desconectado oscila funcionamento?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario e suas dicas de reparação e vamos fazer deste blog um manual de consultas para ajudar em nosso dia-a-dia em nossa profissão!

Comente

assine o feed

Siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

"

Minha lista de blogs