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sexta-feira, 10 de junho de 2011

Teste do Sistema Elétrico com Multímetro

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Alimentação Positiva – Normalmente encontrado na bateria ou comutador da ignição.
Coloque a ponteira preta no chassi (terra/ massa) e a ponteira vermelha no fio a ser testado.
O display do multímetro deve indicar um valor aproximado de 12 volts com veículo desligado.
Com veículo ligado este valor deve subir para 13, 14 e até 15 volts, indicando que a bateria do veículo está sendo carregada.

Alimentação Negativa – Normalmente encontrado em parafusos ou barras de aterramento.
Utilize terminais adequados para esta ligação, como por exemplo, terminal olhal, faston.
Não esqueça de “raspar” a tinta para evitar mau-contato (isolação) do terminal e o mau funcionamento do produto.
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Pós-Ignição ou Pós-Chave - Normalmente encontrado no comutador da ignição.
Coloque a ponteira preta no chassi (terra/ massa) e a ponteira vermelha no fio a ser testado.
O display do multímetro deve indicar um valor aproximado de 12 volts ao ligar a chave de ignição (painel de instrumentos acende).
ATENÇÃO: Existem duas linhas “pós-ignição” nos veículos. Uma que ao ligar a chave de ignição indica um valor aproximado de 12 volts (linha 15), porém ao dar a partida no veículo o valor da tensão cai para zero e volta para 12 volts ao soltar a chave de ignição (veículo entra em funcionamento).
A outra linha é a mais indicada para ligação dos acessórios, que deve indicar um valor aproximado de 12 volts ao ligar a ignição, mas não pode cair abaixo de 9 volts ao dar a partida no veículo.
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Interruptor de Porta Negativa - Normalmente encontrado nas colunas ou fechaduras do veículo. Coloque a ponteira vermelha em um ponto que tenha positivo constante (+12 volts) e a ponteira preta no fio a ser testado.
O multímetro deve indicar um valor aproximado de 12 volts ao abrir uma das portas do veículo. Caso o veículo não possua interruptor na coluna e sim nas fechaduras, localize o fio no chicote que entra ou sai da porta do motorista.
Coloque a ponteira preta no fio a ser testado. O multímetro deve indicar um valor aproximado de 12 volts ao destrancar a porta através da fechadura (com a chave) do veículo. No caso de interruptores de portas positivas, inverta a posição das ponteiras do multímetro e repita os mesmos procedimentos. Caso o veículo não possua interruptor de porta, instale e ligue no alarme.
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Interruptor de Capô/ Porta-Malas – Idem "Porta Negativa"
Setas – Normalmente encontrado na caixa de fusível ou rodapé (soleira) lado do motorista e é dividido em duas linhas – lado direito e lado esquerdo. Coloque a ponteira preta no chassi (terra/ massa) e a ponteira vermelha no fio a ser testado. O display do multímetro deve variar a tensão de 12 à 0 (zero) volts (conforme o pisca das lâmpadas) ao ligar a chave de setas somente para um dos lados. Repita o mesmo procedimento para encontrar o outro fio de seta.
Lanternas - Normalmente encontrado na caixa de fusível ou rodapé (soleira) lado do motorista. Coloque a ponteira preta no chassi (terra/ massa) e a ponteira vermelha no fio a ser testado. O display do multímetro deve indicar um valor aproximado de 12 volts ao ligar a chave de lanternas do veículo.
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Sinal Trava – Certifique-se do “tipo” de travas elétricas que possui o veículo. Em veículos com travas elétricas comandadas por centralina (pulso negativo), o sinal trava é encontrado na própria centralina ou na coluna (lado motorista). Coloque a ponteira vermelha em um ponto que tenha positivo constante (+12 volts) e a ponteira preta no fio a ser testado. Ao travar as portas do veículo, o multímetro deve indicar um valor aproximado de 12 volts. Ao destravar, o multímetro deve indicar uma queda tensão ou 0 (zero) volts.
Nos casos em que as travas elétricas não possuem centralinas e que trabalham com sinal positivo para travar e destravar as portas do veículo (trava tipo Carto), coloque a ponteira preta no chassi (terra/ massa) e a ponteira vermelha no fio a ser testado. Ao destravar, o multímetro deve indicar uma queda tensão ou 0 (zero) volts.

Sinal Destrava – Certifique-se do “tipo” de travas elétricas que possui o veículo. Em veículos com travas elétricas comandadas por centralina (pulso negativo), o sinal destrava é encontrado na própria centralina ou na coluna (lado motorista). Coloque a ponteira vermelha em um ponto que tenha positivo constante (+12 volts) e a ponteira preta no fio a ser testado. Ao destravar as portas do veículo, o multímetro deve indicar um valor aproximado de +12 volts. Ao travar, o multímetro deve indicar uma queda de tensão ou (zero) 0 volts.
Nos casos em que as travas elétricas não possuem centralinas e que trabalham com sinal positivo para travar e destravar as portas do veículo (trava tipo Carto), coloque a ponteira preta no chassi (terra/ massa) e a ponteira vermelha no fio a ser testado. Ao destravar as portas do veículo, o multímetro deve indicar um valor aproximado de 12 volts. Ao travar, o multímetro deve indicar uma queda tensão ou 0 (zero) volts.

Motor de Partida - Normalmente encontrado no comutador da ignição. Coloque a ponteira preta no chassi (terra/ massa) e a ponteira vermelha no fio a ser testado. O display do multímetro não deve indicar 12 volts com a chave de ignição desligada e nem com a chave ligada (painel de instrumentos aceso). O fio do motor de partida deve indicar um valor aproximado de 12 volts somente ao dar partida no veículo (por alguns segundos), e quando o veículo entra em funcionamento a tensão retorna para 0 (zero) volts.
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