SEJAM BEM VINDOS QUE DEUS OS ABENÇOE

domingo, 12 de junho de 2011

Amianto ou Asbesto - o que é?


Amianto ou Asbesto - o que é?

O asbesto (da palavra grega asbestos, significando indestrutível, imortal, inextinguível), também conhecido como amianto (do grego amíantos, puro, sem sujidade sem mácula), é uma designação comercial genérica para a variedade fibrosa de seis minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizados em vários produtos comerciais.
Trata-se de um material com grande flexibilidade e resistências tênsil, química, térmica e elétrica muito elevadas e que além disso pode ser tecido.
O asbesto é constituído por feixes de fibras. Estes feixes, por seu lado, são constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde.
Materiais asbestiformes:
Os seis minerais asbestiformes pertencem a dois grupos principais:



Crisótilo (verde)



Grupo da serpentina      Grupo das anfíbolas
Crisótilo
                                                          Crocidolite
                                                           Amosite
                                                          Antofilite asbestiforme
                                                          Tremolite asbestiforme
                                                          Actinolite asbestiforme

As fibras de crisótilo são enroladas enquanto que as fibras de asbesto de anfíbolas são cilíndricas.

Os vários minerais do grupo das anfíbolas diferem uns dos outros nos teores de cálcio, magnésio, sódio e ferro neles contidos. Tanto os minerais do grupo da serpentina como os do grupo das anfíbolas ocorrem em variedades fibrosas e não fibrosas, sendo as variedades fibrosas designadas asbesto. Têm sido identificadas variedades asbestiformes de várias outras anfíbolas. O asbesto é resistente ao calor até 1000 graus e contra ácidos moderados e tem uma resistência à tração ainda maior que fios de aço com igual perfil.

Amianto ou Asbesto - o que é?

Grupo da serpentina

O crisótilo é o mineral mais utilizado na produção de asbesto. As suas aplicações são inúmeras incluindo:

- Revestimentos de freios, embreagens, juntas e gaxetas de automóveis;
- Revestimentos e coberturas de edifícios;
- Gessos e estuques;
- Revestimentos à prova de fogo;
- Vestimentas de proteção à prova de fogo.

Asbestose consiste de lesões do tecido pulmonar causadas por um ácido produzido pelo organismo na tentativa de dissolver as fibras. As lesões podem tornar-se extensas ao ponto de não permitirem o funcionamento dos pulmões. O tempo de latência (período que a doença leva a manifestar-se) é geralmente 10 a 20 anos.
Quase todas as pessoas são expostas ao asbesto em algum momento das suas vidas. No entanto, a maioria das pessoas não adoece em conseqüência dessa exposição. As pessoas que adoecem devido à exposição ao asbesto são geralmente aquelas expostas de forma regular.


Materiais alternativos:
Como conseqüência da proibição quase generalizada de utilização de asbesto têm surgido numerosos materiais como seus possíveis substitutos. No entanto, nenhum deles se mostrou tão versátil como o asbesto. Alguns dos materiais substitutos são: silicato de cálcio, fibra de carbono, fibra de celulose, fibra cerâmica, fibra de vidro, fibra de aço, wollastonite, aramida, polietileno, polipropileno, politetrafluoretileno. Em aplicações que não requerem as propriedades de reforço das fibras perlite, serpentina, sílica e talco.
Atualmente, a maioria dos grandes fabricantes de auto-peças não utilizam mais o amianto na composição de seus produtos. Você reparador, exija produtos onde a indicação "Sem amianto" vem impressa na caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario e suas dicas de reparação e vamos fazer deste blog um manual de consultas para ajudar em nosso dia-a-dia em nossa profissão!

Comente

assine o feed

Siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

"

Minha lista de blogs