Como realizar um teste de fuga de corrente? Mesmo quando todos os consumidores elétricos do veículo estão desligados, existem alguns equipamentos que permanecem em constante funcionamento. É o caso de alarmes, memórias do sistema de injeção eletrônica, computador de bordo e solenóides de travas elétricas.
Para testar a fuga de corrente:
Desligue o motor e todos os acessórios elétricos do veículo;
Conecte o amperímetro do equipamento de análise do sistema elétrico na escala de mili Àmperes,
ajustando-o em sua maior escala.
Em série, com o cabo negativo da bateria e o pólo negativo da bateria - observe a polaridade;
Ajuste a escala até obter uma leitura precisa do valor de corrente de fuga;
Verifique o manual de serviços do veículo para determinar o valor máximo de corrente de fuga;
Obs: Valores elevados de corrente de fuga podem descarregar a bateria. Os valores máximos para corrente de fuga são:
20 mA Àmperes para baterias até 45 Ah;
40 mA Àmperes para baterias de 46 Ah até 75 Ah;
70 mA Àmperes para baterias de 76 Ah até 180 Ah (p/ veículos sem tacôgrafo);
170 mA Àmperes para baterias de 76 Ah até 180 Ah (p/ veículos com tacôgrafo).
Como testar o ALTERNADOR? O alternador é um componente elétrico que transforma a energia cinética em energia elétrica, isto é, ele é um gerador que através da rotação do seu eixo produz energia elétrica para o veículo. Para testar o alternador: Com o equipamento de análise do sistema elétrico instalado, eleve a rotação do motor para uma rotação média aproximada de 2.000 rpm.
Ajuste o reostato de carvão para provocar uma descarga na bateria até que a sua tensão caia para 12,6V (para veículos 12 Volts). O valor obtido não deve ser inferior a 90% da corrente gravada na carcaça do alternador. Se o valor estiver fora deste limite, verifique a correia do alternador, escovas, rolamentos ou buchas, diodos de retificação e de excitação, contatos entre cabos e gerador e contatos entre bateria e cabos.