O IPVA é um imposto que pagamos anualmente, recebendo um documento do Detran do Estado ou cidade onde mora ou então por meio da Internet, aqueles que compraram um automóvel novo ou semi novo tem que pagar o IPVA que nos dará mais segurança ao andar na rua, sem que a policia nos de uma multa ou apreenda o automóvel pelo fato dos documentos estárem irregular.
O IPVA  tem as datas de vencimento variando de acordo com o numero final da placa sendo de 0 á 9 (final da placa), começando do mês de Abril até Dezembro, sendo assim, algumas pessoas quando escolhem seus automóveis semi-novos, sempre olham a placa para saber o mês do pagamento, .
O imposto que é pagado pelo IPVA, é investido em segurança, saúde, educação e outras finalidades para o município  da qual o veículo está cadastrado, uma das coisas mais importantes é que o valor da cota única normalmente é paga no mês de Janeiro, mas no documento do IPVA vem a data e valor exato a ser pago.
Quando o IPVA é  parcelado, deve ser  pago na data certa, pois o atraso pode cancelar o pagamento em parcela, tendo que pagarmos o valor total, com ou sem desconto, pois a primeira cota única tem o desconto, mas as duas últimas não oferece nenhum desconto ao proprietário do automóvel.
As mutas do IPVA  também chegarão junto com o IPVA, sendo assim podemos pesquisar no site do Detran e saber se tivemos alguma multa e o valores delas, o documento do IPVA  poderá ser pego através do site do IPVA na Internet ou do Detran, pagando nas casa lotéricas, bancos.