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sábado, 4 de junho de 2011

Dica de reparação, FIAT CODE

1. FIAT CODE
1.1 PALIO - GENERALIDADES
Para aumentar a proteção contra tentativas de furto, os veículos foram dotados de um dispositivo eletrônico que inibe o funcionamento do motor, denominado FIAT CODE o qual se ativa automaticamente retirando-se a chave do comutador de ignição. As chaves são dotadas de um dispositivo que transmite um sinal em código para a central FIAT CODE que, somente se reconhecido permite o funcionamento do motor.
O sistema FIAT CODE (immobilizer) é constituído por:
•central FIAT CODE;
•chaves eletrônicas (três ou quatro, de acordo com o modelo do veículo) contendo um dispositivo que transmite um código eletrônico;
•antena específica no comutador de ignição;
•central de injeção eletrônica do motor com uma linha serial de comunicação com a central FIAT CODE;
•2 cartões (CODE Card) com o código secreto para o procedimento de partida de emergência;
- lâmpada piloto CODE.
As funções da central FIAT CODE são:
•reconhecer a introdução e a rotação de uma chave no comutador de ignição;
•alimentar a antena que envolve o comutador de ignição, fazendo com que a mesma emita um campo eletromagnético dando potência e energizando o TRANSPONDER (emissor de código) da chave;
•memorizar no máximo 8 chaves (1 mestra e 7 principais) com outros tantos códigos eletrônicos;
•verificar controles/elaboração dos códigos;
•gerenciar uma comunicação serial bidirecional monocabo com a central de injeção eletrônica; gerenciar o acendimento de uma lâmpada piloto específica;
O sistema FIAT CODE habilita o funcionamento da central de injeção eletrônica mediante uma troca de códigos.
Quando a chave está em MARCHA (+ 15) a central de injeção eletrônica envia uma solicitação de código à central FIAT CODE; a mesma responde e envia um código secreto somente após ter reconhecido (mediante a antena) uma chave eletrônica, introduzida no comutador de ignição.
Reconhecido o código, a central de injeção eletrônica comuta para a condição de consenso para a partida do motor.
A central de injeção eletrônica pode memorizar o código secreto somente com um procedimento particular.

Girando a chave na posição MARCHA (+ 15), a central de injeção eletrônica efetua uma solicitação de código à central FIAT CODE. Recebido o código, compara-o com o código principal (Master Code) memorizado. Se o controle do código for positivo, a central de injeção eletrônica permite a partida e o normal funcionamento do motor.
Em caso de defeito da central FIAT CODE, a central de injeção eletrônica comanda o procedimento de partida de emergência atuável mediante o FIAT/LANCIA Tester ou (para as versões a gasolina com central integrada de injeção/ignição) mediante o pedal do acelerador.
Observação: Durante a fase de diagnóstico, antes de substituir a central de injeção eletrônica, certificar se de que o componente em exame esteja realmente ineficiente, uma vez que alimentando a nova central de injeção eletrônica, o código principal é memorizado (Master Code), tornando-a inutilizável em outros veículos.
1.2. CONSTITUIÇÃO DA INSTALAÇÃO

1- Lâmpada piloto Code no quadro de instrumentos 5- Unidade de comando
2- Comutador de ignição com antena 6- CODE Card
3- Central Fiat Code 7- Fiat Lancia Tester
4- Chave com Transponder

1.2.1. CENTRAL DE INJEÇÃO ELETRÔNICA
A central de injeção eletrônica é o componente fundamental do sistema FIAT CODE, uma vez que contém o código principal (Master Code).
1.2.2. CENTRAL FIAT CODE
A central FIAT CODE tem como função principal o reconhecimento das chaves introduzidas no comutador de ignição.
A central FIAT CODE, sob solicitação da central de injeção eletrônica, envia:
•o código master (Master Code), quando a chave é reconhecida, habilitando a partida e o normal funcionamento do motor;
•o código de diagnósticos (chave não reconhecida), impedindo a partida do motor.
À central FIAT CODE compete também:
•comandar a memorização ou rememorização das chaves;
•fazer a memorização do "Master Code" na central de injeção eletrônica (sob solicitação da própria central de injeção eletrônica);
•o comando da lâmpada piloto do "CODE".
Entre a central FIAT CODE e a central de injeção eletrônica, existem duas situações que permitem o diálogo entre elas:
a - após a memorização das chaves pela central FIAT CODE, a mesma inicia o diálogo com a central de injeção eletrônica, ainda VIRGEM. A troca de informações (gravação do código) entre a central de injeção eletrônica e a central FIAT CODE é dirigido somente pela central de injeção eletrônica. A central FIAT CODE está habilitada somente para responder às interrogações da central de injeção eletrônica;
b - a verificação do código é um procedimento padrão que é repetido toda vez que o usuário coloca a chave eletrônica no cilindro da ignição e a gira na posição MARCHA (+ 15);
Com a chave na posição MARCHA (+15), a central FIAT CODE deve reconhecer a chave eletrônica com o seu relativo código. São duas as possibilidades:
•reconhecimento do código por parte da central FIAT CODE, a qual envia o "Master Code" para a central de injeção eletrõnica que habilita a partida e o funcionamento do motor (a lãmpada piloto "CODE" se apaga);
•se o reconhecimento do código não ocorrer a central FIAT CODE mandará um código diferente do "Master Code" à central de injeção eletrônica, que não permitirá a partida do motor (a lãmpada piloto fica acesa permanentemente).

1.2.3. CHAVES ELETRÔNICAS
Dentro da chave está localizado um Transponder, dispositivo eletrônico NÃO alimentado pela bateria, que contém um código e que realiza a sua transmissão via ondas eletromagnéticas.
Quando se introduz a chave no comutador de ignição, o Transponder é energizado pela antena mediante ondas de rádio e responde automaticamente emitindo um código.
O veículo é entregue ao usuário com um número de chaves em dotação que varia de acordo com o modelo.
Cada chave contém um Transponder com um código secreto. A chave MESTRA, contém um código principal (Master Code) e deve ser usada EXCLUSIVAMENTE para o procedimento de memorização das chaves.
O código da chave MESTRA é o código principal (Master Code) memorizado na central de injeção eletrônica e no FIAT CODE; isto torna indissoluvelmente ligadas à central de injeção eletrõnica e à chave MESTRA. O desaparecimento ou danificação da chave MESTRA não permite mais posteriores procedimentos de memorização de novas chaves; um sucessivo defeito na central FIAT CODE tornará necessário, na ausência da chave MESTRA, a substituição das centrais FIAT CODE e de injeção eletrônica.
Com o veículo, são entregues ao cliente três tipos de chaves.

1 - Chave Mestra - vermelha
2 - Chave Principal - azul
3 - Chave principal para veículos dotados de sistema de alarme (azul).
- Utilizar a Chave Mestra somente para situações de emergência, em todo o caso, pode ser utilizado como se fosse a chave principal.
A chave (1), com empunhadura vermelha é a chave MESTRA. A mesma é fornecida em um único exemplar e serve para a memorização das outras chaves.
Observação: A chave MESTRA está apta para desenvolver todas as funções da chave principal. Recomenda-se no entanto, sua utilização somente em casos de emergência.
A chave (2) é a chave de utilização normal (chave principal). A mesma é fornecida com cópia e serve
para:
•a partida;
as portas e o porta-malas;
•o porta-luvas;
•a tampa do reservatório de combustível.
Para os veículos equipados com sistema de alarme, é fornecido um duplo exemplar da chave (3) no lugar da chave (2).

Recomenda-se ao proprietário do veículo observar ESCRUPULOSAMENTE as seguintes instruções:
•a chave MESTRA deve ser guardada em local seguro (fora do veículo);
•a chave MESTRA deve ser usada somente para memorização das novas chaves;
•o CODE Card com o código secreto não deve ser deixado no veículo, contra eventuais furtos, e ao mesmo tempo deve estar disponível para o procedimento da partida de emergência;
•a chave MESTRA é o símbolo de posse do veículo em caso de venda do veículo, a chave MESTRA e o CODE Card deverão ser entregues ao novo proprietário.
1.2.4. ANTENA
A antena tem a função de:

•energizar o Transponder para o envio do código;
•receber o código do Transponder e enviá-lo à central FIAT CODE.
Uma vez que a antena tem a necessidade (por imunidade eletromagnética, pelas pequenas dimensões e por um campo limitado de ação do Transponder) de estar próxima ao Transponder, a mesma é montada de forma coaxial com o comutador de ignição.
1.2.5. CODE CARD
O CODE Card é fornecido com cópia (2 cartões) e nos mesmos estão gravados o Electronic Code, código com 5 cifras utilizado em procedimentos de partida de emergência mediante o FIAT/LANCIA Tester ou mediante o pedal do acelerador.
No verso do cartão existem dois espaços para aplicar as plaquetas auto-adesivas dos eventuais comandos remoto do sistema de alarme, com o código do transmissor (password).

1.2.6. LÂMPADA PILOTO DO SISTEMA FIAT CODE
A lâmpada piloto "CODE" é comandada pela central FIAT CODE. É constituída por uma luz de cor âmbar, colocada no quadro de instrumentos. Colocando a chave da ignição em MARCHA (+ 15), o indicador pode assinalar uma das seguintes condições:
- ACESO brevemente (0,7 seg.) e depois APAGADO: chave reconhecida, correto funcionamento do sistema;
- LAMPEJANTE: ambas as centrais de injeção eletrônica e FIAT CODE não tém nenhum código memorizado (sistema virgem); para a descrição das várias modalidades de lampejo, consultar o item 1.5. - Diagnóstíco manual;

- ACESO: o acendimento permanente da lâmpada piloto com a chave em MARCHA (+ 15) indica uma das seguintes anomalias:
a - chave não reconhecida pela central FIAT CODE (comando do motor proibido);
b - linha serial não ligada ou central de injeção eletrônica e FIAT CODE não conseguiram entrar em comunicação;
c - procedimento de rememorização das chaves feito incorretamente.
Acendimentos temporários ou permanentes da Iâmpada piloto "CODE" durante a marcha ou partida do veículo não significam necessariamente um defeito do sistema mas, em certos casos, evidenciam a ocorrência de uma condição que pode ser interpretável como uma tentativa de manipulação por algum ladrão.
Se por acaso for verificada esta evidência, para efetuar um verdadeiro teste da instalação, é necessário parar o veículo, desligar o motor e posicionar a chave no comutador de ignição na posição "STOP"; girar novamente a chave na posição MARCHA: a lâmpada piloto "CODE" deverá acender-se e apagar-se após cerca de 7 segundo.
Caso a lâmpada piloto permaneça acesa após este último procedimento, repetir a operação, esperando na posição "STOP" por mais 30 segundos. Se após esta tentativa a lâmpada piloto "CODE" permanecer acesa quando a chave estiver na posição MARCHA, efetuar um diagnóstico do sistema FIAT CODE.
1.3. MEMORIZAÇÃO DAS CHAVES
1.3.1. ANTES DA MEMORIZAÇÃO DAS CHAVES
A primeira memorização das chaves é feita na produção.
Para verificar se a memorização foi efetuada, introduzir uma chave no comutador de ignição e girá-la na posição MARCHA (+ 15):
•se a lâmpada piloto "CODE" se apagar, a memorização foi efetuada;
•se após cerca de 2,5 segundos a lâmpada piloto "CODE" começa a lampejar com freqüência maior, o sistema ainda está virgem.
A condição de central FIAT CODE virgem é verificável também através do FIAT/LANCIA Tester no diagnóstico da central de injeção eletrônica.
1.3.2. MEMORIZAÇÃO DAS CHAVES COM SISTEMA VIRGEM
Por sistema virgem se entende a presença simultânea no veículo de uma central de injeção eletrônica e de uma central FIAT CODE que NÃO têm nenhum código memorizado (por exemplo, após uma intervenção que tenha requerido a substituição de ambas as centrais).

Antes de iniciar este procedimento, certificar se de que a central FIAT CODE esteja realmente virgem.
A utilização de uma central FIAT CODE defeituosa ou já memorizada, implica na memorização de forma irreversível de um código errado na central de injeção eletrônica, que não será mais utilizável no futuro em outros veículos.
O procedimento de memorização das chaves é dividido em duas fases na seqüência:
a - o código secreto das chaves eletrônicas é memorizado na central FIAT CODE;
b - a central FIAT CODE comanda a memorização do "Master Code" na central de injeção eletrônica (quando a mesma é virgem).
Este segundo passo é atuado automaticamente quando o primeiro'tiver sido completado com sucesso, girando novamente a chave na posição MARCHA.
O procedimento permite a memorização até um máximo de 8 chaves diferentes incluindo a chave MESTRA, e um mínimo de 3 (a chave MESTRA mais duas outras).
O procedimento de memorização pode ser realizado somente depois que o teste efetuado pela central assegurar que tudo está bem ligado e funcionante (código universal ativo e portanto veículo não protegido).
A presença do código universal pode ser verificada pelo lampejo da lâmpada piloto "CODE".
A mesma pisca na freqüência de 1,6 Hz e inicia 2,5 segundos após a rotação da chave na posição MARCHA (+ 15); após este teste, pode-se iniciar o procedimento de memorização.
Para evitar erros no procedimento de memorização das chaves, recomenda-sé ler atentamente o procedimento descrito na página seguinte, antes de realizá-la no veículo.
Para realização da memorização das chaves, seguir os procedimentos descritos a seguir.
Procedimentos de memorização das chaves com sistema virgem
- Neste procedimento, devem ser memorizadas todas as chaves em poder do usuário.
1- Introduzir no comutador de ignição a chave MESTRA na posição STOP;
2- Girar a chave MESTRA na posição MARCHA (+15). A lâmpada piloto CODE se acende por 0,7 segundos.
3- Ao apagamento da lâmpada piloto CODE, girar a chave MESTRA na posição STOP.

Dentro de 10 segundos:
•retirar a chave MESTRA do comutador de ignição;
•introduzir uma nova chave (1) e girá-la na posição MARCHA (+15). A lâmpada piloto CODE se acende por 0,7 segundos.
4- Ao apagamento da lâmpada piloto CODE, gire a chave (1) na posição STOP.

Dentro de 10 segundos:
•retirar a chave (1) da ignição;
•introduzir uma nova chave (2) na ignição e girá-la na posição MARCHA (+15). A lâmpada piloto CODE se acende por 0,7 segundos

Ao apagamento da lâmpada piloto CODE, girar a chave (2) na posição STOP.

Repetir o procedimento para as demais chaves a serem memorizadas, sendo no máximo 7 chaves.
Após a inserção da última chave a ser gravada, quando a mesma retornar para a posição STOP, aguardar 10 segundos e:
•retirar a última chave gravada;
•introduzir novamente a chave MESTRA na ignição e girá-la na posição MARCHA (+15). A lâmpada piloto CODE se acende por 0,7 segundos;
•ao apagamento da lâmpada piloto CODE, girar a chave MESTRA na posição STOP.
O procedimento de memorização se completa com a memorização do MASTER CODE, na central de injeção eletrônica da seguinte forma:
•inserir uma das chaves memorizadas na ignição e girá-la na posição MARCHA (+15);
•a lâmpada piloto "CODE" se acende por 0,7 segundos e se apaga definitivamente se o procedimento tiver sido realizado corretamente (resultado positivo);
•a lâmpada piloto "CODE" se acende por 0,7 segundos e começa a lampejar após cerca de 2 segundos ou fica acesa direta, se a memorização NÃO tiver sido feita corretamente (resultado negativo). Neste caso, retirar a chave e repetir o procedimento de memorização das chaves desde o início.
O procedimento de memorização das chaves com sistema virgem não obterá resultado positivo nos seguintes casos:
•for introduzida uma chave por 2 vezes consecutivas;
•for introduzida uma mesma chave 2 ou mais vezes;
•uma fase de chave em MARCHA (+ 15) durar mais que 2 segundos;
•uma fase de chave em "STOP" durar mais que 10 segundos.
Após terminada a memorização, certificar-se de que todas as chaves em dotação dêem partida no motor; se uma das chaves não der partida no motor, repetir o procedimento de memorização das chaves. Caso o procedimento não tenha sido feito corretamente, é necessário repetir cuidadosamente o procedimento de memorização.
Se, por um motivo qualquer, e a qualquer momento durante o procedimento de memorização das chaves, for cometido um erro, colocar a chave por um tempo superior a 2 segundos na posição MARCHA (+ 15) ou por um tempo superior a 10 segundos na posição "STOP". Em seguida, recomeçar o procedimento de memorização das chaves.

Um comentário:

  1. Comprei um Palio Fire que estava sem utilização durante meses, a bateria estava descarregada e a troquei. Funcionou uma vez e em seguida não mais. A luz do code e injeção estão apagadas, a parte elétrica vira o motor, mas não funciona. O que pode ser? Obrigado.

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