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domingo, 12 de junho de 2011

Significado das cores das bobinas de ignição



As bobinas a qual o senhor se refere são as fabricadas pela Bosch e são do tipo asfálticas (as modernas são do tipo plásticas). Elas são classificadas de acordo com a tensão máxima de trabalho e o número de faíscas que podem ser produzidas por minuto.
Bobina E-12 (alumínio ou prata):
Geralmente aplicada em veículos de 4 cilindros, a platinado e à gasolina (Fusca).
Essa bobina possui o enrolamento primário com aproximadamente 350 espiras. O enrolamento secundário tem em torno de 20000 espiras.

Tensão máxima: 24000 volts
Faíscas por minuto: 13000
 
   
Bobina K-12 (Azul):
Aplicada em veículos de 4 e 6 cilindros, a platinado e à gasolina. Essa bobina pode substituir a anterior por possuírem os enrolamentos semelhantes, o que não causa a queima do platinado.
Tensão máxima: 26000 volts
Faíscas por minuto: 16000
   
Bobina KW-12 (Vermelha):
Para veículos onde as exigências do motor são maiores, como maior rotação, maior quantidade de cilindros maior compressão, foi necessário desenvolver uma bobina que pudesse produzir maior tensão e disponibilizar maior quantidade de centelhas por minuto.
Tensão máxima: 28000 a 34000 volts
Faíscas por minuto: 18000
Para aumentar a tensão máxima da bobina, basta construir o enrolamento secundário com maior número de espiras, até certo limite.

Porém, para aumentar a oferta de número de faíscas por minuto, a modificação foi executada no enrolamento primário. Para conseguir esse feito, foi reduzido o número de espiras no enrolamento primário, fazendo com que o campo magnético seja produzido mais rápido.

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