O interruptor é roscado no radiador ou no motor e fica em contado com a parte mais aquecida do sistema de arrefecimento. Possui internamente uma lâmina bimetálica, uma haste e um disco. Placa bimetal é uma placa composta de dois tipos de metais diferentes,
onde num lado da placa predomina um tipo de metal, e no outro lado um
metal diferente do primeiro. Um desses metais é mais sensível ao calor.
Este metal mais sensível é dimensionado para que no caso de ocorrer um
aumento de temperatura, este material curve-se por dilatação, enquanto o
outro mantém sua posição. Logicamente que o material sensível ao calor é
calibrado para que ele só se curve numa determinada temperatura. Exemplo: Como o interruptor está em contado com o líquido de arrefecimento,
este absorve calor do líquido através de um disco, que transmite o calor por
meio de condução para a haste, que por sua vez, transmite o calor para as lâminas.
Ao se atingir 100o.C aproximadamente, a lâmina mais sensível irá se deformar e curvar-se a tal ponto de fechar os contados internos entre os dois terminais do interruptor. O leitor deve estar imaginando, mas se ele fecha os contatos com 100oC, quando a temperatura baixar para 99oC ele deve abrir o contato. Analisando teoricamente sim, mas na prática isso não acontece. A lâmina só irá voltar na sua posição original
quando a temperatura cair por exemplo, em torno de 85oC. Isso ocorre graças a um fator chamado histerese. A histerese é a tendência de um material ou sistema de conservar suas propriedades na ausência de um estímulo que as gerou. Podem-se encontrar diferentes manifestações desse fenômeno. A palavra "histerese" deriva do grego antigo, que significa 'retardo',
que foi cunhada pelo Sir James Alfred Ewing em 1890. Assim, no caso do interruptor térmico, mesmo que a temperatura caia abaixo de 100oC, a lâmina bimetálica ainda continuará acionada até que a temperatura seja inferior a 85oC. Isso para o sistema é totalmente benéfico, caso contrário, o eletroventilador ficaria ligando e desligando num intervalo de tempo muito curto. Logicamente que os valores aqui passados foram apenas exemplos.
Cada veículo possui particularidades, então existem diferentes valores de temperatura tanto para o acionamento quanto para o desacionamento do eletroventilador. |
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