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quarta-feira, 27 de julho de 2011

Qual melhor fluido de freio? DOT3 ou DOT4?




O sintético DOT4 é melhor.
Os fluídos de freio possuem uma propriedade chamada de higroscópia,que vem a ser a facilidade em absorver umidade,o que é prejudicial ao seu bom desempenho,uma vez que alteram os índices de compressividade do fluído,além de alterar suas características para altas temperaturas,o que se tratando de freio é fundamental.
Os fluídos dot4 são sintéticos e resistem mais a essa propriedade,tornando-os muito mais eficientes e "sêcos" em relação ao dot3.
Só p/conhecimento os carros super esportivos e alguns modelos de luxo importados já utilizam há algum tempo os dot5.
Quais os Tipos de Fluidos de Freio?

Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestígio do antigo. O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor. Ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higroscópicos). O DOT 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes. 
Os fluidos DOT 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi idealizado para uso em veículos militares em meados da década de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos. Esses fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1. 



Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
Tipo / Cor usual

Especificação Mínima
Boas Marcas
Seco
Húmido
Seco
Húmido
DOT 3 (azul a verde)
205 ºC
140 ºC
220 ºC
150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar)
230 ºC
155 ºC
260 ºC
170 ºC
DOT 5 (cristalino, de silicone)
260 ºC
180 ºC
270 ºC
190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino)
260 ºC
180 ºC
270 ºC
190 ºC

O Ministério dos Transportes (Department of Transportation) dos Estados Unidos estabeleceu as especificações para fluidos de freios. Os três principais tipos disponíveis agora são DOT3, DOT4 e DOT5. DOT3 e DOT4 são à base de glicol e DOT5 à base de silicone. A principal diferença é que o DOT3 e o DOT4 absorvem água, enquanto o DOT5 não.
Uma característica importante dos fluidos de freio é o ponto de ebulição. Sistemas hidráulicos contam com um fluido incompressível para transmitir força. Os líquidos geralmente são incompressíveis enquanto os gases são compressíveis. Se o fluido de freio entrar em ebulição (se transformar em gás), perderá grande parte de sua capacidade de transmissão de força. Isso pode tornar os freios parcial ou totalmente inoperantes. Para piorar a situação, a única vez que provavelmente o seu fluido de freio ferveria seria durante uma aplicação prolongada dos freios, como descendo uma serra – e este certamente não é o melhor momento para uma falha nos freios!
Como os fluidos de freio DOT3 ou DOT4 absorvem água, seu ponto de ebulição diminui. Ele pode absorver água do ar, razão pela qual você deve evitar abrir o reservatório de fluido de freio de seu carro. Por essa mesma razão, os reservatórios de fluido de freio devem estar sempre muito bem fechados. Como a água absorvida provém da umidade do ar, o processo é contínuo, motivo para que o fluido de freio seja substituído a cada dois anos, independentemente da quilometragem percorrida.
O fluido DOT5 não absorve água. Isto significa que o ponto de ebulição permanecerá relativamente estável, mas isso também significa que qualquer água que entrar em seu sistema de freio tenderá a formar bolsões de água pura, o que poderia causar corrosão dos freios e, num caso extremo, falhas de acionamento dos freios devido à fervura dessa água.
Outras duas coisas importantes sobre o fluido de freio: o DOT3 e o DOT4 corroem a pintura, portanto, não deixe respingar no carro. Além disso, nenhum dos diferentes tipos de fluidos de freio podem ser misturados, pois podem não reagir muito bem e corroer seu sistema de freios.
O Inmetro realiza diversas avaliações sobre os Fluídos de Freio do mercado nacional, basicamente são realizados 10 testes, sendo eles:
·         Teor de água: verifica a quantidade de água presente no produto. A maior ou menor quantidade tem influência direta sobre outras características do fluido, particularmente, sobre o ponto de ebulição podendo provocar sua redução.
·         Resistência à oxidação: este ensaio simula a resistência do fluido à ação do oxigênio do ar ao longo do seu uso. Esta ação pode provocar a oxidação do fluido tornando-o agressivo aos componentes metálicos, provocando alterações nestes, ou ainda a deterioração prematura dos componentes de borracha.
·         pH: determina se o produto tem características ácidas, básicas ou neutras. pH muito alto ou muito baixo pode provocar desgastes nos componentes do sistema de freio.
·         Corrosão: verifica se o fluido provoca corrosão (ferrugem) nas partes metálicas.
·         Viscosidade cinemática: verifica a fluidez do produto no sistema hidráulico, quando submetido a condições extremas de temperatura. Os resultados permitem uma avaliação do funcionamento dos freios em condições normais e adversas.
·         Fluidez e aparência à baixa temperatura: determina a viscosidade do produto a baixas temperaturas.
·         Perda por evaporação: analisa o comportamento da fluidez do produto durante o seu tempo de uso, como conseqüência das perdas por evaporação. Menores perdas indicam um maior tempo de vida útil do fluido.
·         Ponto de ebulição: verifica a formação de bolhas no sistema hidráulico, que poderiam provocar falhas no freio.
·         Estabilidade a alta temperatura: verifica se o fluido mantém inalterado seu ponto de ebulição, quando submetido a sucessivos aquecimentos e resfriamentos.
·         Efeito sobre a borracha: avalia o tempo de vida das gaxetas (material utilizado para a vedação das juntas) através das alterações provocadas pelo fuido.

Informações Complementares Importantes:

1°: Nunca misture fluidos DOT-3, 4 e 5.1 com fluidos DOT-5, pois além a incompatibilidade entre glicol e silicone, descrita no texto acima, também, em teoria e pelo que pesquisei na Internet, os fluidos DOT-5 são mais espessos e não são compatíveis com os sistemas de freios projetados para os fluidos a base de glicol (mangueiras, cilindros, servo, etc), podendo ocorrer vazamentos e entupimentos que provocarão a ineficácia do sistema.
2°: Referente aos fluidos DOT-5.1, além da vantagem de terem um ponto de ebulição mais elevado, eles também possuem menor viscosidade, praticamente a metade da viscosidade se comparados aos fluidos DOT-3 e 4, o que representa melhor fluidez ao líquido por todo o sistema.

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