Três carros elétricos Nissan LEAF concluíram
uma viagem sem precedentes de 12.500 km, percorrendo 10 países em 42 dias. A
façanha é a mais longa jornada realizada por este veículo elétrico em um período
tão curto de tempo. Os três carros estavam equipados com pneus Bridgestone
Ecopia EP150, medida 205/55R16 91V.
O "Troféu Laranja" (em tradução simples), como
foram chamados os três carros, começaram sua viagem no dia 14 de junho, em
Amsterdã, e levaram uma comitiva de fãs com 30 carros, dirigindo entre a Polônia
e a Ucrânia, onde pararam para apoiar o futebol Holandês, na Euro 2012. Depois,
os carros atravessaram a Rússia até o Cabo Norte, na Finlândia, antes de
voltarem, passando pela Noruega, Suécia e Dinamarca, terminando sua jornada no
dia 26 de julho, em Londres, a tempo para a abertura dos Jogos Olímpicos.
"As condições da estrada e do tempo variaram
muito ao longo do caminho, mas os pneus Bridgestone Ecopia foram perfeitos tanto
em pista seca quanto molhada. Sua baixa resistência ao rolamento nos ajudou a
maximizar a distância das viagens entre as recargas", sinaliza Kevin Kooijman,
motorista do Nissan LEAF.
Os carros Nissan LEAF usaram a tecnologia DBT
CEV de carregamento rápido durante a jornada, fornecida através de um sistema
portátil montado em um caminhão suporte. Esta tecnologia permite que os veículos
elétricos recarreguem até 80% de suas baterias em menos de 30 minutos,
permitindo que o Nissan LEAF viaje distâncias de 120 a 130 km por carga e até
600 quilômetros por dia.
Em 2010, a Nissan selecionou os pneus
Bridgestone Ecopia EP150 como equipamento original para o LEAF, o primeiro carro
100% elétrico produzido em massa, escolhido como o Carro Europeu do Ano, em
2011.
Os pneus Ecopia fazem parte da linha “verde” da
Bridgestone – a maior fabricante de pneus do mundo -, especialmente
desenvolvidos para proporcionar baixa resistência ao rolamento sem comprometer o
desempenho geral do pneu, incluindo maior segurança no molhado. O Ecopia EP150
reduz a resistência ao rolamento por meio da tecnologia própria da Bridgestone,
a NanoPro-Tech™. Reduções na resistência ao rolamento proporcionam maior
eficiência de combustível e, no caso de veículos eléctricos, o uso mais
econômico de energia da bateria.
"A Bridgestone está orgulhosa de ter feito
parte desta conquista. Ela mostra a viabilidade dos veículos elétricos para
viagens longas, bem como passeios na cidade, além da compatibilidade dos pneus
Bridgestone Ecopia com veículos elétricos", informa o Gerente Sênior de
Comunicação da Bridgestone Europa, Gert Meylemans.
SOBRE A BRIDGESTONE
Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a
maior fabricante mundial de pneus e detentora das marcas Bridgestone, Bandag,
BTS e Firestone. É a primeira colocada do Ranking Global das Empresas
Fabricantes de Pneus do jornal norte-americano Tire Business, com a marca de
US$24.425 bilhões de vendas em pneus em 2010. Emprega mais de 139 mil
funcionários no mundo e mantém operações em 25 países. No Brasil, produz pneus
em suas fábricas de Santo André/SP e de Camaçari/BA, que atingem capacidade de
produção de 42 mil pneus/dia
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