SEJAM BEM VINDOS QUE DEUS OS ABENÇOE

domingo, 17 de junho de 2012

A aliança Renault / Nissan passa por seu melhor momento no Brasil.



Em meio ao desempenhonegativo da indústria – comprometida pelas restrições de crédito e estoques nas alturas -, a dupla franco-nipônica é a única que tem conseguido melhorar suas vendas entre as maiores montadoras instaladas no país.
O desempenho reflete a decisão das marcas de explorar os segmentos de mercado mais populares ou pouco concorridos, junto com a expansão territorial da rede de distribuição.
Com resultados turbinados pelo sucesso do compacto March, a Nissan mais do que dobrou as vendas neste ano e alcançou uma participação de mercado de 3,5%. Por sua vez, a Renault cresce a um ritmo próximo a 30% e vai se consolidando como a quinta marca do país, posição que até 2009 era disputada palmo a palmo com as japonesas Honda, Toyota e a também francesa Peugeot.
As duas compartilham no Brasil uma fábrica em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), a financeira RCI e a cadeia de suprimento de peças.
Também têm mostrado sincronismo no desenvolvimento das vendas no mercado brasileiro ao longo dos últimos dois anos. As duas empresas possuem operações comerciais independentes, mas, juntas, a dupla Renault/Nissan responde por mais de 10% das vendas de carros no mercado brasileiro – já superando a Ford (9,4%), que defende há anos a quarta colocação.
“A Nissan sempre foi muito focada em produtos de alto valor agregado. O acerto da marca foi apostar também no mercado de compactos e sedãs pequenos”, diz Raphael Galante, analista da Oikonomia, consultoria especializada em mercado automotivo. Para Galante, o sucesso da Renault no Brasil também está ligado à estratégia de lançar, com o modelo Duster, um adversário ao Ecosport da Ford no segmento de utilitários esportivos compactos, onde a concorrência praticamente não existia.
Lançado em setembro, o Duster tirou neste ano a liderança do modelo da Ford no mercado de utilitários esportivos, com quase 13 mil unidades emplacadas até maio. Os dados são da Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario e suas dicas de reparação e vamos fazer deste blog um manual de consultas para ajudar em nosso dia-a-dia em nossa profissão!

Comente

assine o feed

Siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

"

Minha lista de blogs