SEJAM BEM VINDOS QUE DEUS OS ABENÇOE

domingo, 23 de fevereiro de 2014

E7022 - VDC STYLO


Índice da função

- DESCRIÇÃO
- ESQUEMA ELÉTRICO
- DESCRIÇÃO FUNCIONAL
- COMPONENTES
- LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES DESCRIÇÃO
O sistema eletrônico de antitravamento e antideslizamento das rodas (ABS
BOSCH 5.7 com ASR) regula a pressão de frenagem transmitida às rodas
impedindo sua perda de aderência em qualquer condição de pneus e do manto da
estrada.
A este é combinado o sistema VDC (VEHICLE DYNAMICS CONTROL) que
controla a estabilidade do veículo intervindo no torque motriz e freando de modo
diferenciado as rodas. Em caso de perda de aderência, contribui para recolocar o
veículo na trajetória correta.
O sistema VDC intervém no motor e nos freios gerando um torque
estabilizante quando os sensores do ABS verificam condições que possam causar
o deslizamento do veículo.
Os componentes do sistema VDC, específicos, além daqueles do ABS, são:
- um sensor que verifica a posição do volante (sensor da direção);
- um sensor que verifica a rotação do veículo em torno ao eixo vertical e a
aceleração lateral (força centrífuga) (sensor de perda de trajetória);
- um sensor que verifica a pressão no grupo hidráulico ABS (sensor de pressão).
A central elabora as informações recebidas dos sensores e está apta a
conhecer instante por instante a posição do veículo e de compara-la com a
trajetória ideal que o motorista desejaria seguir. Em caso de discordância, em uma
fração de segundo a central escolhe e comanda as intervenções mais oportunas
para recolocar imediatamente o veículo na trajetória: frea com força de diferente
intensidade uma ou mais rodas e, se necessário, reduz a potência transmitida pelo
motor.
O VDC aciona-se automaticamente a cada partida do motor e não é
possível desliga-lo.
A relativa luz espia no quadro de instrumentos lampeja quando o sistema
intervém, para avisar ao motorista que o sistema VDC interviu.
Quando a central verifica um erro da função “VDC”, faz acender a luz espia de
modo fixo.
Nota: A mesma luz espia utilizada também para a função ASR; o sistema VDC é
sempre combinado ao sistema ASR – Esquema elétrico E7021 ASR /
TCS.
Com relação à função ABS, ver Esquema elétrico E7020 ABS.
Com relação à função ASR, ver Esquema elétrico E7021 ASR / TCS.
ESQUEMA ELÉTRICO

DESCRIÇÃO FUNCIONAL
A central eletrônica ABS M50 é alimentada (nos pinos 2 e 6) diretamente
pela bateria pela linha protegida pelo maxifuse F4 da central do vão do motor B1.
A alimentação sob chave (INT) chega ao pino 23 da linha protegida pelo
fusível F42 da central sob o painel B2.
A central é ligada à massa nos pinos 1 e 5.
Os quatro sensores K70, K71, K75 e K76 enviam os sinais de velocidade
das rodas aos pinos 28-12, 15-16, 13-14 e 30-31 de M50 respectivamente.
O interruptor do pedal do freio I30 envia um sinal de consenso ao pino 32 da
central M50.
É excluída qualquer intervenção do sistema ABS se o pedal do freio não for
apertado. O interruptor I30 é alimentado sob chave (INT) pelo fusível F37 da
central B2.
O sensor da direção K58 é alimentado pela central ABS M50 ao pino 39,
enquanto do pino 21 recebe a massa de referência. O sinal que verifica bruscos
golpes de direção é enviado via rede CAN à central de controle do motor M10 e à
central ABS M50.
O sensor de perda de trajetória K74 é alimentado pela central ABS M50 no
pino 39, enquanto do pino 21 recebe a massa de referência. Os sinais de controle
e comando são trocados com a central ABS M50, nos pinos 8, 9, 10 e 41.
O sensor de pressão K72 é alimentado pela central ABS M50 no pino 42, e
do pino 25 recebe a massa de referência. O sinal que verifica a pressão é enviado
ao pino 26 da central ABS M50.
Do pino 37 de M50 sai o sinal tacométrico “discreto” enviado ao Body
Computer M1; o mesmo sinal é repetido também via rede CAN.
Através da linha CAN, a central ABS M50 se liga – pelos pinos 24 e 40 – à central
de controle do motor M10, ao Body Computer M1 e ao quadro de instrumentos
E50, para comandar a luz espia de “avaria do ABS” e, se os problemas se
relacionarem com a função EBD, a luz espia de “insuficiente nível do líquido dos
freios” e “freio de mão acionado”.
As funções VDC e ASR comandam a luz espia VDC, conforme o quanto
descrito anteriormente.
Nota: a mesma luz espia é utilizada também para a função ASR; o sistema VDC é
sempre combinado ao sistema ASR Esquema elétrico E7021 ASR / TCS.
O interruptor de comando “ASR OFF” colocado no painel H35, envia o sinal
de desligamento ao pino 27 de M50, enquanto pelo pino 18 é devolvido o sinal que
acende o relativo led – sempre no painel H35 com o sistema desligado.
O interruptor de H35 é alimentado sob chave (INT) pelo fusível F49 da
central B2.
A leitura dos dados de autodiagnósticos pode ser realizada ligando-se ao
conector C do Body Computer M1 – pino 1. A este chegam os sinais do pino 11 da
central M50 através da linha de diagnósticos Esquema elétrico E8010
CONECTOR MÚLTIPLO DE DIAGNÓSTICOS.
COMPONENTES
Código do
componente Denominação Referência ao
conjunto’
B01 Central de derivação do vão do motor 5505A
B02 Central de derivação sob o painel 5505A
B99 Caixa maxifuse na bateria 5530B
C12 Massa dianteira do ABS -
C15 Massa do painel do lado do motorista -
D06 Conexão dianteira / traseira -
D97 Conexão curto-circuitante -
E50 Quadro de instrumentos 5560B
H01 Comutador de ignição 5520A
H35 Interruptores no túnel 7040L
I30 Interruptor do pedal do freio 5550D
K58 Sensor da direção 3550E
K70 Sensor da roda dianteira esquerda para o ABS 3340A
K71 Sensor da roda dianteira direita para o ABS 3340A
K72 Sensor de pressão (VDC) 3340A
K74 Sensor de perda de trajetória (VDC) 3350E
K75 Sensor da roda traseira esquerda para o ABS 3340A
K76 Sensor da roda traseira direita para o ABS 3340A
M01 Body Computer 5505A
M50 Central ABS 3340A
LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES

Comente

assine o feed

Siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

"

Minha lista de blogs